Eventos

Matutina tem como atrativos turísticos as festividades, ocasiões de intensa sociabilidade local: o aniversário da instalação do município, a festa da padroeira Nossa Senhora da Abadia, a Semana Santa e a Mostra Agroindústria, quando produtores da região encontram oportunidade de expor seus produtos e fechar negócios. Interessante citar que, na festa da Agroindústria conserva-se uma tradição de séculos que é o transporte por meio de carro de boi. Há um festival do carro de boi que acontece durante esse festejo.

Outra festividade de Matutina que merece destaque é a folia de Santos Reis, cuja culminância ocorre no dia 6 de janeiro, com preparativos já a partir de meados de dezembro. A festa é realizada por grupos de cantores que passam pelas propriedades urbanas e rurais angariando esmolas para os cofres religiosos. O tipo de esmola é bastante diversificado. Doa-se desde um simples cafezinho aos festeiros, bois, leite e até mesmo galinhas. Tudo isso é transformado pelos foliões em banquete aberto no Dia de Reis, a todo o povo das imediações.

A Festa da Mostra Agroindústria acontece no mês de julho. Milhares de visitantes vão à Matutina nesta data tão especial para prestigiarem dezenas de carros de boi que desfilam pelas ruas da cidade. Contando com a produção e comercialização de biscoitos e doces, distribuídas em pequenas barracas no Parque de Exposições. Além de diversos shows, contando inclusive com bandas locais, desfiles e eleição da rainha, apresentação da Fanfarra Municipal, rodeios, cavalgada e muito mais.