4 de dezembro de 2024
Demonstrando zelo por nossos bens culturais, a Prefeitura Municipal de Matutina, por meio da Secretaria de Ação Social em seu Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico fez em parceria com a empresa Espaço e Memória Cultural, a atualização do Inventário de alguns de seus Bens Protegidos.
Os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e educação patrimonial.
“O Inventário insere- se no contexto das medidas administrativas de proteção ao patrimônio cultural, previstos na constituição Federal e Estadual, e corresponde à atividade sistemática e permanente de identificação, pesquisa, documentação e gestão, desenvolvida conforme planejamento estabelecido pelo IEPHA/MG.
Desde modo a compreensão do inventário fundamenta-se em processos sócio-culturais dinâmicos e sistemáticos, visando o conhecimento e o cadastro de bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais. Essas manifestações de vários grupos sociais correspondem a elementos identitários de seus territórios, de suas narrativas e de seu modo de vida. Esse processo, sempre que possível, deve ser construído em conjunto com as comunidades, coletivos de cultura, entre outros, buscando o levantamento de suas referências culturais com vistas ao seu conhecimento, pesquisa, proteção, planejamento, gestão e divulgação desses bens. ” (Fonte: https://www.iepha.mg.gov.br/index.php/20-servicos/554-inventario-de-bens-culturais)
As atualizações podem ser vistas através do post abaixo: